Neve em Jerusalém, a Cidade  da Paz

A Maçonaria

Home Evangelista

Cristianismo X Espiritismo

  Web Site Christianism X Spiritism

Mensagens

 

Principal

Significado e Origem

O Plano

Os Iluminados

A Música

Simbologia

Educação Bebidas Homeopatia

Divulgação

Jesus e os Filósofos

Bibliografia

O que é a Maçonaria?

            Maçonaria é uma sociedade com fins filantrópicos, humanitários e filosóficos. Para fazer parte desta sociedade, constituída de homens que entram por convite, é necessário ser religioso, porém não podem levar essa religião para sua loja. Sua doutrina é secreta. A Bíblia é o livro da Lei Santa, é a primeira e mais importante das 3 grandes luzes que iluminam simbolicamente a loja. Lúcifer é o arcanjo perdido, injustamente condenado, ele é o deus bom reprovado por Adonai, o deus mau. Para a maçonaria, o bode na posição direita ou invertida, torna-se o que há de mais nobre na essência do homem.  É a sociedade secreta mais forte do mundo. Tem sua própria constituição que é acima de qualquer constituição do mundo.  Tem seus sócios em todas as instituições exercendo sempre cargos de confiança.  O grande propósito do mestre maçom é estabelecer através da compreensão, da fraternidade, da igualdade e da perfeição, a ligação entre os homens e deus. Esta ligação se faz com a interação dos dois triângulos invertidos e entrelaçados que formam a estrela de Davi ou o Hexalfa. E a força que movimentará esta união será a da energia do mundo subjetivo do homem, simbolizado no polígono interior da estrela ( anexo 8 ).

           O Movimento Nova Era segue os ensinamentos dessas duas organizações, que tem por objetivo preparar o caminho para a chegada daquele que, segundo eles, colocará uma nova ordem no mundo.

Vejamos as semelhanças de alguns dos ensinos:

  • A maçonaria fala do homem subjetivo.

  • O Movimento Nova Era fala do deus subjetivo.

            - A Maçonaria fala que a força que movimentará a união entre o homem e Deus será a energia do mundo subjetivo do homem, simbolizado no interior do hexalfa.

            O Movimento Nova Era no livro "O Reaparecimento  do Cristo" de Alice A. Bailey é o ponto dentro do triângulo, "o Cristo", que chegará  para despertar os corações dos homens e instituirá corretas relações humanas, permanecendo incomovível onde se encontra e sendo simplesmente o que ele é.

            Maçonaria é uma religião ? – Os maçons dizem que não é uma religião, mas “é religiosa, porque reconhece a existência de um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo, e infinito ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ( GADU ), porque é uma entidade espiritualista em contraposição ao predomínio do materialismo. Estes fatores que são essenciais e indispensáveis para a interpretação verdadeiramente religiosa e lógica do universo, formam a base de sustentação e as grandes diretrizes de toda ideologia e atividade maçônica.” (GOSP/1992). Em a Maçonaria e o Livro Sagrado, p.108, lemos: “Assim, o dizer-se que a Maçonaria não é uma religião, pois aceita em suas colunas homens de bons costumes, crentes em Deus e de qualquer crença religiosa, ela encerra a mais completa Religião Universal, porque sua religião está fora de discussão dogmática...”

            Seu objetivo – “...tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. É nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos sem nenhuma distinção” ( GOSP/1992)

            A Bíblia na Maçonaria – É chamada de Volume do Conhecimento Sagrado (VCS),  uma das decorações da Loja, juntamente com o Esquadro e o Compasso. Os candidatos juram sobre o VCS sua própria religião ( Vedas, Tripitaca, Agamas, Anacletos, Corão etc.)

           Quem Jesus Cristo na Maçonaria – Um simples mestre e fundador de religião como: Buda, Krisna e outros.  Apesar de orarem sempre em suas reuniões nunca o fazem em nome de Jesus. No ritual do grau 32 Jesus é apresentado como um grande filósofo e reformador ao lado de Confúcio, Zaratrusta, Buda, Maomé, Moisés e outros.

            Em 1982, Lord Maitreya foi apresentado no Brasil através do jornal "O Globo" publicado no dia 3 de maio de 1982.  A mesma matéria, de página inteira, foi publicada nos maiores jornais do mundo ( vide anexo 2 ).

 Influência da Maçonaria nas cidades